Blog, mini site ou site de review? Como escolher? São tantas opções! Se você está com essa dúvida e quer entender as diferenças e particularidades de cada um, vem comigo! 

Para início de conversa, vamos definir o que é o blog: 

Blog é uma página online, que pode ser pessoal ou comercial, criada para produzir e compartilhar diversos conteúdos. Nele, são publicados textos, artigos, dicas, imagens.

O blog nada mais é do uma porta de comunicação com o mundo, criada na internet, no qual milhares de usuários interagem e contam histórias, postam sobre temas diversos, assuntos do interesse pessoal, etc.

Mas não é só isso! Atualmente, muitas empresas e empreendedores utilizam essa ferramenta para oferecer o seu produto ou serviço – e para isso, alimentam o blog constantemente com conteúdos relevantes e de qualidade, que façam a diferença e o aproximem do seu público-alvo.

É o chamado Marketing de Conteúdo. Vamos falar dele daqui a pouco! Mas, para contextualizar, vamos entender da onde surgiram os blogs. 

Foi no ano de 1994, com a popularização da internet, em que eram apenas diários virtuais dos usuários. Com o passar dos anos, começaram a surgir novos recursos e plataformas. Surge então a era dos blogueiros.

Hoje em dia, muito mais do que diários, os blogs são espaços onde se produz muito conteúdo, desde informações até notícias completas.

blog mini site

Sabia que você mesmo pode criar o seu próprio blog?

Aqui vai algumas dicas, basta seguir esses passos:

1 – Defina um assunto

Fale sobre assuntos que você gosta ou entende. E se o seu objetivo for vender algum produto ou serviço, fale sobre assuntos que tenham a ver, assim você criará interesse no público – e não apenas propaganda com o intuito de vender. Isso afastará as pessoas.

O diferencial é ensinar coisas interessantes que irão atrair leitores, com assuntos relacionados e de relevância.

2 – Escolha uma plataforma

Existem, atualmente, várias plataformas na internet. Alguns exemplos são: WordPress, Wix, Blogger, Tumblr, Weebly, Medium, entre outros.

Todos esses servidores são gratuitos e excelentes para quem está começando. 

3 – Boa aparência

Antes de tudo, entenda que, principalmente para os empreendedores, ter uma estética agradável é fundamental, pois esse é o principal convite para os seus clientes. É a porta de entrada para o seu negócio ou produto.

Por isso, Independente da plataforma que escolher, você pode alterar a aparência através de templates e plugins.

Lembre-se: blogs com uma aparência não profissional, pobre em conteúdos e com um visual muito simples comprometerão sua imagem e definitivamente não atrairão visitantes.

Alguns temas já vem praticamente prontos, você só precisa personalizá-los. Portanto, customize e deixe o blog a sua cara! 

4 – Alimente com bons conteúdos

Crie páginas, links, insira imagens, textos, conteúdos atrativos e amigáveis para os leitores, fazendo com que eles queiram retornar a sua página para a leitura de novos conteúdos.

Aí entra o Marketing de Conteúdo mencionado anteriormente. Ele tem como objetivo atrair clientes através de postagens relevantes e valiosas, que tragam soluções para os problemas.

Você irá atrair, envolver, encantar seus clientes, de modo a gerar uma percepção positiva sobre a marca e, consequentemente, gerar mais lucros.

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes e não se satisfazem mais com meras propagandas vazias, que só tem o intuito de vender.

Os consumidores querem conteúdo e informação. É aí que entra o profissional Copywriter, que tem por objetivo criar textos persuasivos, que agreguem a vida do leitor de alguma maneira e o guiem na tomada de decisões.

Nesse caso, o objetivo é convencer o leitor a comprar um produto, serviço ou mesmo uma ideia.

 5 – Aplique técnicas de SEO

Técnicas de SEO, Se você quer que o seu blog cresça e ganhe maior visibilidade e engajamento, usar técnicas estratégicas de SEO é algo imprescindível.

Aplique palavras-chaves para otimizar o seu texto, garantindo assim que seu conteúdo ganhe destaque.

Existem várias ferramentas do Google, por exemplo, para melhorar seu marketing.

6 – Plugin para SEO

Um plugin bastante utilizado é o Yoast SEO, que vai te ajudar a obter rankings melhores.

O mais legal é que ele faz uma análise do seu post e te mostra quais são as oportunidades para uma melhoria.

Você vai fazer todos os ajustes necessários no seu texto, conforme as indicações, até corrigir todos os problemas.

Quando estiver tudo “verde” – ou pelo menos a maioria dos tópicos -, o seu post estará pronto para publicação!

7 – Imagens

Certamente, você já sabe da importância de uma boa imagem para dar destaque aos seus posts, não é?

Por isso, não se esqueça de enriquecer ainda mais o seu texto com o uso de boas imagens.

Escolha algumas que sejam coerente com o conteúdo do seu texto, que sejam atrativas e de boa qualidade.

Exitem alguns bancos gratuitos de imagens, como:

 

  1. Pixabay;
  2. RGBStock;

  3. Flickr;

  4. Dreamstime;

  5. Freepik

7 – Título

Por fim, pense em um bom título para o seu texto!

O título do post é muito importante, pois é ele que vai aparecer nos resultados de busca e deve chamar a atenção dos leitores para que eles se interessem pelo conteúdo e acessem a página.

Então, procure colocar no título a palavra-chave estratégica do seu conteúdo.

8 – Divulgue seu blog

Agora que você já criou o seu blog, não se esqueça de divulgá-lo em outras redes sociais, como Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram. Promova seu blog para atrair novos leitores – compartilhe o link com eles para que possam conhecer! 

Mini Sites

Bom, agora que você já conhece mais sobre o universo dos Blogs, vamos aprender o que são os Mini Sites.

O mini site, como o próprio nome diz, é um pequeno site – de no máximo duas a cinco páginas – que foi projetado para uma tarefa específica. Normalmente, o foco é vender algum produto ou serviço.

Enquanto o blog possui muitas páginas, o mini site é mais conciso, com conteúdos essenciais para conversão. Pode conter páginas com a política da empresa, contato e oferta do produto.

O mini site é menos trabalhoso, pois não exige que este seja sempre alimentado com novas postagens, mas é importante que ele esteja bem estruturado para cumprir adequadamente a sua função. 

Afinal, qual o melhor? Blog ou Mini Site?

Muitas pessoas não sabem qual dois utilizar… Ou acaba tentando os dois meios e não faz nenhum deles do jeito correto!

Então qual dos dois é a melhor opção? Bom, isso vai depender do seu perfil de empreendedor.

Mas como assim? Bom, em certas situações, um meio irá compensar mais que o outro e a decisão depende muito do seu tipo de negócio.

Portanto, é preciso colocar na balança e entender quais são as suas necessidades no momento.

Se você é uma pessoa que quer trabalhar o seu papel de autoridade, quer ser referência em determinado assunto – na área que você escolheu -, o blog é o mais indicado para o seu perfil.

Mas lembre-se: é preciso estar sempre postando conteúdos novos. O blog precisa ser alimentado sempre, com um fluxo constante de postagens. Estar sempre na mídia e fazer com que o blog traga resultados positivos em vendas e posicionamento.

Por outro lado, se você não quer aparecer, se o seu objetivo é apenas divulgar seus produtos e ter bons resultados, o mais indicado é o Mini Site. Aí você precisará criar e deixá-lo bem estruturado e posicionado.

E é aí que entra o papel do SEO: usar técnicas de marketing para melhorar a visibilidade e o ranking dele. Resumindo, se o seu perfil é criar, divulgar mas não aparecer, o Mini Site é pra você. 

Após ter aprendido as diferenças entre blog e mini site, você já escolheu qual irá utilizar?

Site de Review

Agora vamos entender o que é um site de review:

Se trata de um site de opiniões, que é muito utilizado por consumidores e usuários para avaliar determinado estabelecimento – um restaurante, por exemplo.

Mas por que usar Sites de Review?

É através dos Site de Review que os consumidores têm a chance de dar a sua opinião, seja ela uma crítica, uma sugestão ou um elogio. 

Esses sites são muitos importantes, tanto para os clientes como para os prestadores de serviços, uma vez que as avaliações têm um peso enorme e podem influenciar novos consumidores, podendo arruinar a reputação de uma marca ou consagrá-la. 

Mas como funcionam esses sites? Bom, antigamente, essa troca de opiniões era feita “boca a boca”, isto é, as pessoas iam comentando umas para as outras, em seu círculo de amigos e conhecidos, sobre o produto ou serviço.

Atualmente, com o avanço das redes sociais, as opiniões podem ser compartilhadas através dessas plataformas.

Por isso, se você possui uma empresa, um comércio ou serviço, é sempre importante estar atento a esses sites, pois um feedback de um cliente influencia muito outros clientes e, consequentemente, o seu negócio.

É fundamental responder as críticas e elogios de maneira gentil e educada, e nunca demorar muito para responder, já que o cliente gosta de ser ouvido e quer se sentir importante. A sensação de ter sido deixado no vácuo e sem resposta não é boa para a relação empresa – cliente.

Sites de avaliações e recomendações

Com certeza, você já leu alguma avaliação e mudou de ideia, né? Ou se empolgou ainda mais!

Pois é, você sabia que 86% dos usuários lêem avaliações antes de comprar ou consumir um produto? E 91% afirmaram que confiam tanto nesses sites quanto em recomendações de amigos ou familiares.

Ou seja, esses sites são muito importantes para saber como anda a reputação do seu negócio e, assim, ver quais são os pontos que estão bons e quais os que podem melhorar. Atualmente, existem diversos sites de review espalhados pela internet. Os principais são:

Impacto das publicações e avaliações

Normalmente, esses sites publicam avaliações de estabelecimentos como: restaurantes, bares, hotéis, pousadas, pet shops, locadoras de veículos, consultórios médicos e estéticos, empresas de serviços em geral, etc.

Por isso, em meio a concorrência que está cada vez mais acirrada, é imprescindível que a sua marca se destaque entre elas, tendo um bom posicionamento e sendo referência em qualidade. 

Infelizmente, um consumidor que teve uma experiência negativa tem mais chances de mandar um feedback do que aquele que teve uma ótima experiência.

Isso pode atrapalhar um pouco e é por isso que as grandes marcas já sabem como contornar essa situação e estimular os clientes a darem opiniões positivas, usando para isso ferramentas estratégicas de marketing.

Elas interagem e conversam com os clientes através de postagens nas redes sociais, como no Instagram, Facebook, em blogs… Podem ser frases simples, como: “Não se esqueça de deixar um feedback”, “O que você achou? Conte pra gente!” ou então “Pode nos avaliar? Sua opinião é muito importante para nós”.

Essas frases incentivam os usuários a deixarem avaliações e feedbacks, criando ainda uma sensação de cumplicidade.  

Existem também alguns filtros, como relevância, local, faixa de preço, etc., que permitem uma pesquisa ainda mais refinada dos estabelecimentos.

Por isso, temos algumas dicas de como manter o seu negócio com uma excelente performance nos sites:

Em primeiro lugar, independente se é Blog, Mini Site ou Site de Review, é importante manter uma aparência agradável, atraente.

Para isso, coloque sempre fotos atualizadas, certifique-se de que as informações estejam corretas, confira os detalhes.

Tudo para atrair um possível cliente assim que ele “bater o olho” no site.

Veja também se as informações estão iguais em todos os sites, para não haver nenhuma divergência. Cuide da sua reputação para fidelizar clientes e atrair novos.

Lembre-se de que o cliente de hoje em dia quer mais do que um produto, ele quer ter uma experiência. Por isso, invista em todas as fases da venda: o antes, o durante e o pós-vendas, para que ele fique com uma ótima impressão do serviço como um todo e se lembre da marca de maneira positiva.

Assim, ele estará mais inclinado a dar avaliações de qualidade e também indicar em seu círculo de amizades.

Responda as avaliações

Sejam elas positivas ou negativas!

Se for um elogio, agradeça e reforce suas qualidades, sendo sempre gentil e simpático.

Se for uma crítica, responda com educação, dizendo que sente muito pelo ocorrido e deixando claro que irá tomar as atitudes necessárias para melhorar as próximas experiências.

Lembre-se de ter empatia. É importante se colocar no lugar do cliente!

blog mini site

Em suma, as três plataformas são muito importantes, pois são meios para a conversão de clientes, só que de maneiras diferentes.

Principalmente na era digital na qual estamos inseridos e que cresce cada vez mais, usar os meios virtuais a nosso favor é o caminho certo para o sucesso.

Além disso, é um meio essencial de divulgação do seu trabalho! Por isso, tenha em mente que, independente de qual plataforma você escolha, faça um trabalho caprichado e bem feito!

Lembre-se que o conteúdo é principal. Ofereça algo de qualidade e suas vendas irão se realizar sozinhas. Por isso, mãos na massa!

Seguindo as nossas dicas, eu tenho certeza que você irá se destacar no mercado de trabalho e atrair novos clientes para o seu negócio!

Agora que você já sabe quais as diferenças e características do blog, mini site e site review, me conta qual dos três você achou mais interessante?

Blog, Mini Site ou Site de Review? Ah, e se quiser saber outros meios de trabalhar pela internet, conheça o site: https://comotrabalharpelainternet.com.br

Comenta aqui embaixo! E se este conteúdo te ajudou, ajude outras pessoas também e compartilhe ele. Até a próxima!

Quer Saber Como Trabalhar Em Casa Pela Internet?

Baixe o E-book Grátis e saiba como trabalhar em casa pela internet!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!