Você já se perguntou como fazer uma produção de conteúdo REALMENTE relevante aos seus leitores e com uma ótima qualidade?
Apesar de o tema não parecer difícil ou muito significativo, trazer um conteúdo importante aos seus leitores pode fazer toda a diferença entre um site de sucesso ou não!
Afinal, quem quer ler algo sem sentido ou que não vai te agregar em nada? Pode ser considerado uma pura perda de tempo!
Assim como noticias te mantém informado ou tutoriais podem te ajudar a resolver alguns problemas, toda produção de conteúdo deve ser pensada a fundo para agregar algo ao leitor.
Nesse artigo irei te mostrar de como uma produção de conteúdo pode agregar valor ao seu site, além de algumas dicas de como fazer seu texto ser RELEVANTE aos leitores.
Por que produção de conteúdo é tão importante?
É provável que seja uma pergunta comum entre as pessoas, o do porquê criar um conteúdo.
Vivemos em uma era digital, onde quanto mais informações tivermos a respeito de qualquer, isso irá nos beneficiar depois! Seja em uma conversa entre amigos ou na hora da compra de algum produto.
Estar informado é um item necessário para qualquer pessoa, e é aí que entra a produção de contéudo.
Com um conteúdo RELEVANTE para a pessoa, você pode até mesmo mudar a vida dela, seja com um produto inusitado ou alguma notícia.
Sempre falo sobre ser relevante pois é algo básico para a produção de um conteúdo, seja ele qual for.
Afinal, ninguém compra um saco de arroz vazio no mercado, sabendo que ele está vazio. E é o mesmo com o nosso caso, a pessoa PRECISA tirar alguma informação daquele conteúdo.
Vamos a um exemplo: você vê um item eletrônico em um site, mas ele não tem descrição, e o seu título está somente DIGITAL LCD MÚSICA.
Você pode até tirar uma conclusão, porque está escrito “música”, mas qual a função dele? No título não está claro, e não há sequer uma descrição.
Qualquer pessoa sairia de um site desses, afinal, não sabe para o que serve e o “texto” que há (o título), está totalmente ineficiente.
Assim como em um blog, caso o português não seja bom o suficiente para outras pessoas compreenderem, ele não terá leitores.
Como fazer uma produção de conteúdo de qualidade
Confira algumas dicas de como produzir um conteúdo com qualidade e conquistar mais leitores ou clientes para seu site.
Dica 1: cuidado com o português!
Pode parecer uma dica boba, mas há diversos blogs e sites que não sabem escrever corretamente seu conteúdo, não dando um ar profissional ao perfil.
É melhor entregar algo bem-feito, certo?
Caso o seu português não seja dos melhores, há alguns sites que realizam correção de textos online e irão facilitar seu trabalho.
Em seguida, confira alguns sites GRATUITOS para corrigir seus conteúdos:
- https://www.correcao.pt;
- https://www.4devs.com.br/corretor_ortografico;
- https://languagetool.org/pt-BR/;
Caso você goste de criar seus conteúdos no papel, também é possível os transcrever no Word ou no próprio Google Drive (Google Docs), onde o próprio site já irá mostrar a palavra ou sentença incorreta.
Caso você tenha um blog e quer uma garantia que está tudo escrito corretamente, também há algumas ferramentas online que podem te ajudar nisso, confira!
Grammarly: essa é a ferramenta de correção gramatical mais usada, sendo mais de 6.9 milhões de usuários usando ela todo dia! Além disso, é totalmente gratuita.
After the Deadline: Completamente grátis, a ferramenta faz a verificação ortográfica contextual, gramática e também a de estilo. É uma ferramente completa para quem deseja deixar seus textos perfeitos e com boa qualidade!
LanguageTool: mais uma ferramente que irá verificar e corrigir seus erros gramaticais, e o melhor: em mais de 20 idiomas! Caso queira ampliar seu público, mas sem pisar na bola no idioma, o Language Tool pode te ajudar.
Bem, acho que já deixei algumas dicas a respeito de caprichar no português, então vamos a próxima!
Dica 2: saiba do que está falando
Outra dica que pode parecer boba, mas pode fazer total diferença.
Com a era digital, não é novidade que há muitas fake news rondando a Internet, e você não pode cometer essa besteira.
Há muitas pessoas que tratam em seus sites a respeito de diversos assuntos, e muitas vezes podem ser assuntos não muito compreendidos, e a pessoa pode acabar passando uma informação errada.
Por exemplo: você tem um site para ajudar alunos na hora do ENEM, mas faz uma matéria específica de física e acaba escrevendo uma fórmula errada, ou até mesmo explicando de uma forma que o aluno irá entender mal.
No caso acima, você pode prejudicar um aluno na hora do ENEM, e no melhor dos casos só estragar alguma lição de casa.
Não é necessário ser PhD na matéria, mas saber a respeito com toda a certeza ajuda, ou então conseguir ajuda de alguém que realmente entende do assunto para dar um “Ok” em seu conteúdo.
A dica aqui é saber ao menos um pouco, ao ponto de não passar informação errada e conseguir ser compreendido (com relação ao português, da dica 1).
Nada adianta passar uma informação certa, mas ao mesmo tempo seu leitor não ter entendido do que você está falando.
Na hora de criar um conteúdo e prezar pela qualidade, não consulte só uma fonte que você julga confiável, quanto mais se preparar para falar a respeito do assunto, melhor!
Sendo assim, vamos a próxima dica!
Dica 3: e é claro, NÃO COPIE!
Sem dúvida, é a dica mais óbvia, mas tem pessoas que acreditam que “copiar” não dá em nada.
Já outros modificam algumas palavras e acham que já não é mais cópia, afinal, não está EXATAMENTE igual, né?
A cópia é usar exatamente as palavras, sim! Mas também colocar sinônimos ou trocar algumas palavras de lugar.
É bom ressaltar que copiar conteúdos só vai fazer mal ao seu negócio, pois o Google não é fã de gente que copia materiais de outro.
Isto é, se você copiar alguém e postar em seu site, o robô do Google irá fazer sua página não ser recomendada.
Do que adianta ter um “conteúdo fácil” por ser copiado e no final das contas ninguém visualizar. Além, é claro, da questão da moralidade: copiar não é legal e todos sabemos isso.
E caso você tenha produtos que outras lojas também tem, é claro que especificações técnicas não podem ser trocadas, mas o modo como você anuncia seu produto, sim. Por isso há “especificações do produto” e “descrição do produto”.
Agora vamos para a próxima parte do artigo, de como fazer um conteúdo que seja relevante ao seu público.
Como fazer uma produção de conteúdo relevante
Afinal, o que é relevante? Pode ser considerado algo que vai agregar ao seu leitor. Seja seu produto, artigo, post.
Seu produto pode agregar valor simplesmente por existir, caso seja algo novo no mercado.
Já o post ou artigo deve ter algo que vá ser importante para ele, até porque talvez ele tenha pesquisado justamente por aquilo.
Do que adianta o leitor buscar algo no Google e te encontrar e você passar informações não relevantes para ele?
Por exemplo: você fez um artigo falando sobre frutas, mas no texto fala a respeito de verduras.
O leitor com toda a certeza não ficará contente e talvez nem irá ler o conteúdo, sem contar que irá lembrar da sua página como algo negativo.
Sendo assim, vamos as dicas:
Dica 1: estude
Isso mesmo que leu, estude! Conteúdos relevantes ao leitor normalmente não surgem do nada, é ele que pesquisa o assunto e para isso você deverá saber o assunto que ele quer.
Sempre é bom lembrar que o ideal para seu site é ele ser nichado, isto é, tratar sobre alguns assuntos específicos. Se o seu site for de informática e vende itens relacionados, é bom escrever assuntos a qual seus produtos atendem.
Por exemplo: houve um lançamento em seu site, sobre um novo mouse no mercado. Não seria bom um artigo falando sobre mouses (como o que são DPI’s) e no meio de seu artigo incluir seu novo produto?
É bem mais simples ao cliente que está pesquisando sobre mouses achar seu artigo, e caso seja relevante (traga informações úteis), ele também poderá comprar seu produto.
Saber o que estão pesquisando para já estar na frente de seus concorrentes também é uma ótima opção, e você poderá descobrir isso através de ferramentas sobre palavras-chaves.
É simples, você só precisa ter um tema em mente e digitar, lá você verá a média de pesquisas mensais, sua concorrência e dependendo da ferramenta irá ter ainda mais dados.
Confira algumas ferramentas de palavra-chave gratuitas:
Vamos para a próxima dica sobre produção de conteúdo relevante!
Dica 2: crie conteúdo original
Essa é uma dica muito relacionada a não copiar nada na Internet, ou seja, é muito necessário criar um conteúdo totalmente original para chamar a atenção do tio Google e fazer sua página se tornar relevante.
Pode parecer difícil ser original e fazer algo totalmente do 0, mas não é impossível e na verdade, pode ser simples.
Após ESTUDAR o que você irá produzir, você pode pegar inúmeras referências (confiáveis) e ler elas novamente, mas dessa vez anotando o que você acha RELEVANTE em um caderno ou até mesmo no bloco de notas do computador.
E não é um anotar copiado, não! Escreva como você entendeu o conteúdo ou através de palavras-chave caso goste deste estilo.
Você irá notar que cada site explica de uma forma, organiza de uma forma e também nem sempre trazem todos conteúdos em uma só matéria. Isto é, você poderá achar mais informações sobre a mesma coisa, mas em outros sites.
Quanto mais conteúdo, melhor!
E então você poderá explicar da sua forma, sendo original e também trazendo mais informações que seu concorrente.
Uma boa dica para quem entende um pouco de inglês é ir atrás dessas fontes estrangeiras. ATENÇÃO: não é traduzir elas, é assim como os outros, pegar suas referências.
Normalmente as novidades sempre chegam primeiro onde inglês é a língua principal, então trazer uma notícia de primeira mão e antes de seus concorrentes fará do seu conteúdo muito mais relevante.
Dica 3: SEO é seu melhor amigo
Agora falando só produção de conteúdo relevante ao Google temos o nosso amigo SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é basicamente uma lista de tarefas que se você cumprir, o Google irá sorrir para você e ranquear sua página entre as primeiras.
No SEO você deve trabalhar com palavras-chave e mais algumas coisinhas, como utilizar links e imagens, além de algumas partes mais técnicas.
Se ao longo do texto o robô do Google ver que você cumpriu sua “lista de tarefas”, com um texto de boa qualidade e bem otimizado, parabéns! Seu texto é considerado relevante para que outras pessoas o visualizem.
Eu não estou exagerando quando digo que o SEO é seu melhor amigo, com ele você poderá ter muitos mais leitores ou clientes em seu site em questão de pouco tempo.
Recomendo um estudo somente sobre SEO para entender como funciona e tudo que ele engloba.
Tenha um texto de qualidade e relevância seguindo as dicas
Fazer uma produção de conteúdo engloba diversas coisas, começando pelo estudo do que se irá produzir, onde se pode pesquisar as tendências através da pesquisa de palavras-chave.
Isso é só o começo de tudo, todas referências que irá ler para fazer seu próprio material original e o otimizar com SEO, é um longo caminho.
Se fosse pra resumir tudo de forma bem simples (sobre qualidade e relevância), poderia recomendar o seguinte:
- faça algo que seu público entenda: seja por escrever corretamente, se expressar bem ou por conta de usar uma linguagem mais “universal” (não adianta falar rebuscado se ninguém vai entender).
- dê valor ao seu conteúdo: eu escrever um artigo falando que comi alface não muda em nada na vida de alguém, certo? E se eu falar a respeito de algumas coisas que aprendi em um curso? Se deve agregar conteúdo SEMPRE!
Bom, obrigado por ler este artigo até o final, aproveite para me seguir no Instagram para receber mais dicas gratuitas de como aprender a ganhar dinheiro na internet.
Muito obrigado, até o próximo post!
Abraços.
Quer Saber Como Trabalhar Em Casa Pela Internet?
Baixe o E-book Grátis e saiba como trabalhar em casa pela internet!
[…] Se você deseja se destacar nesse meio, que está cada vez mais em ascensão graças à internet, confira as nossas dicas de como produzir conteúdo de qualidade. […]
[…] seu objetivo aqui é aprender como criar canais no YouTube, criar vídeos no YouTube que tenham um conteúdo relevante e de qualidade, para atrair cada vez mais […]
[…] de que, para se tornar um Produtor de conteúdos e cursos on-line de sucesso é preciso priorizar a qualidade e não a […]
[…] projetado para que as pessoas se sintam seguras, como no caso de um afiliado digital trazer muito conteúdo relevante e também muitas informações a respeito do seu […]
[…] como também muitas pessoas focam somente no Marketing de Conteúdo, falando apenas de produzir textos relevantes, mas o Google não é resumido a […]