Seu Instagram não está bombando como imaginava? Nesse artigo irei ensinar como engajar ele de forma orgânica (e também paga).
O Instagram é uma das redes mais usadas no Brasil, sem dúvida conta com milhões de usuários ativos diariamente, mas isso não quer dizer que todos usuários engajam em todas suas publicações, para isso acontecer, existem alguns motivos por trás disso.
O foco desse artigo será em como engajar seu Instagram ganhando seguidores REAIS, falarei mais sobre a forma orgânica, mas caso esteja interessado somente na forma paga, estará lá no final!
Vamos as dicas de hoje?
Como engajar apenas melhorando a Bio
O seu perfil é um cartão de visitas para qualquer pessoa, e uma das primeiras coisas que elas visualizam é sua bio, e para isso ela precisa estar bem caprichada.
O complicado é fazer um texto bom em apenas 160 caracteres, porém isso não irá deter ninguém, certo?
Desse modo, podemos começar separando por tipos de perfis, sendo eles pessoais e institucionais (para empresas).
Os perfis pessoais mais comuns normalmente incluem uma (ou mais) das seguintes informações:
- Profissão da pessoa;
- Idade atualizada;
- Hobbies;
- Citações de famosos;
- Frases de efeito;
- Nacionalidade;
- Emojis variados;
- Cidade em que a pessoa mora ou estado.
Enquanto os perfis institucionais focam nas seguintes informações:
- Nome da empresa;
- Ramo em que atua;
- Descrição do negócio;
- Endereço comercial;
- Site oficial;
- Meios para contato (telefone, e-mail, etc);
- Chamada para a ação.
A Bio deverá ser agradável de ler, porém uma dica de ouro é a utilização de palavras-chave.
A sua biografia poderá ser encontrada por outras pessoas através das palavras-chave que você colocar, então decida com cuidado.
Para perfis pessoais, frases chamativas irão chamar a atenção do usuário, ou através de listar seus hobbies para a outra pessoa criar uma conexão com você.
Já para perfis comerciais o ideal é um breve resumo do que você faz, seguida de uma CTA (Call to Action).
Escolhendo seu nome de usuário
Para perfis pessoais, é recomendado que o usuário seja fácil de se lembrar, podendo ser seu sobrenome, algo que você gosta ou até mesmo por algo que você é reconhecido.
Trocadilhos também são ótimas opções na hora de criar nomes, sendo fáceis de se lembrar.
Já para perfis institucionais, o nome da sua empresa deve bastar para ser encontrada na plataforma.
O Instagram está lotado de usuários, então eu trouxe dois sites para você verificar a disponibilidade do usuário:
Também recomendo perguntar a familiares ou amigos se o nome escolhido é fácil de se lembrar ou marcante, caso a resposta seja “sim”, crie seu usuário e comece o engajamento com seu público!
Caso seus familiares/amigos não concordem que seja um nome nos critérios ditos acima, é recomendado realizar mais buscas e referências.
Lembre-se que as pessoas utilizarão seu user para chegar até você, então está totalmente PROIBIDO utilizar palavras que remetam a qualquer coisa ruim.
O nome de usuário utilizado pode facilmente influenciar em como engajar alguém, simplesmente por ele lembrar do seu nome.
Como engajar através da sua frequência de postagens
Ninguém quer ser esquecido, aliás, você está correndo atrás de seguidores, então é necessário saber a frequência de postagens, que deverá ser frequente.
O recomendado é postar ao menos uma vez ao dia, TODOS OS DIAS.
É bom preparar um material para postar antes e já deixar agendado, para não causar problemas e caso queira aproveitar o fim de semana, terá tempo livre.
O ideal é postar DUAS VEZES ao dia, então se prepare para aumentar seu engajamento apenas postando mais vezes!
Aliás, não publique demais também, as pessoas podem acabar dando unfollow por conta de você “encher” o feed dela.
Um equilíbrio é o ideal nesse caso, seguindo o mínimo recomendado de uma publicação todo dia.
Hashtags são essenciais
O Instagram é em grande parte reconhecido por conta da suas hashtags e seu grande alcanço, e você deverá utilizar muito essa função!
Sempre que você utiliza uma hashtag, seu perfil irá ser relacionado quando um perfil for pesquisar pela # que você inseriu, atraindo mais pessoas ao seu perfil.
Atualmente é possível seguir hashtags, o que é ótimo para agências, que podem utilizar as hashtags relacionadas aos trabalhos que realizam e as pessoas que seguem essas hashtags sempre verão seus conteúdos.
Não é bom exagerar nas hashtags, utilizando a média de 6 a 10 hashtags por publicação.
Também é aconselhável intercalar uma hashtag muito utilizada com uma menor.
Por exemplo: intercalar a #maquiagem (que tem 21.1M de publicações), com a #maquiagemperfeita (que tem 1.1M de publicações).
Utilize os stories
Há 300 milhões de usuários ativos que utilizam diariamente os stories, que trazem uma ótima audiência, além de oferecer ferramentas que podem aumentar a visibilidade da sua marca.
A estimulação do engajamento é realizado através das seguintes formas:
- Enquetes e Emoji Slider: estimulam a interação por meio dos votos, assim você poderá visualizar o quanto do seu público é realmente engajado;
- Localização: ao utilizar a localização, você permite que seu seguidor veja um perfil com fotos tiradas no lugar e o endereço.
- Hashtags: utilizar hashtags nos stories também ampliam a visibilidade e alcance, sendo exibidos para quem pesquisar sobre a hashtag utilizada.
Os stories irão aumentar seu engajamento em pouco tempo quando utilizados corretamente.
Assim como as publicações, deve haver uma harmonia: nem muitos, e nem poucos stories.
Se comunique com seus seguidores
É essencial responder e interagir com os seus seguidores, afinal, você quer engajamento, não?
Por que as pessoas irão te seguir se você nem responde elas? Todos seguidores esperam respostas e comunicação. Acima de tudo, caso seja um perfil institucional.
Aliás, para perfis institucionais que querem crescer e já estão demorando para responder algumas pessoas, é recomendado utilizar uma ferramenta de automação, que irá ajudar na gestão do seu Instagram.
Essas ferramentas são capazes de cadastrar uma mensagem direta automática, que pode ser acionada quando alguém seguir seu perfil ou em resposta automática a algum comentário.
Que tal falarmos um pouco mais sobre ferramentas e como elas podem te ajudar a engajar seu perfil?
Como engajar seu perfil utilizando ferramentas
As ferramentas podem ajudar bastante a gerenciar seu perfil, seja ele pessoa ou institucional.
Grande parte das ferramentas são pagas e muito intuitivas, então não será um problema aprender a usá-las, além disso, o investimento não é tão alto.
Hoje vou lhe apresentar o mLabs
mLabs
O mLabs é um gerenciador de redes sociais, onde você irá gerenciar todos seus perfis em uma única plataforma.
A organização fica bem mais fácil desse método, sendo muito utilizada por agências e empresas com grande demande de conteúdo.
Uma das grandes vantagens para o usuário é a possibilidade de realizar processos indisponíveis nos apps através do computador.
Por exemplo, o Instagram ainda não permite publicar fotos pelo PC, e o mLabs resolve esse problema.
Caso você queira gerenciar mais redes além do seu Instagram (que incluem os stories e o IGTV), é possível controlar as seguintes redes sociais:
- Facebook;
- WhatsApp;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Pinterest;
- YouTube;
- Google Analytics;
- Google Meu Negócio.
No mLabs é possível agendar suas publicações, além do calendário mensal, onde é possível visualizar quais publicações estão programadas para cada data.
Além disso, também disponibiliza relatórios detalhados sobre o desempenho de cada perfil, exibindo os seguintes dados:
- alcance;
- impressões;
- número de cliques e respostas;
- ações como avançar para o próximo post ou sair da publicação.
Já em questão ao preço temos os seguintes planos:
O plano “Agendamento de Posts”, permite agendar publicações e criar um calendário de posts, além do acesso a múltiplos usuários. Este plano custa R$ 5,90/mês para cada “Perfil” do mLabs.
O plano “Completo” dá direito a todos os benefícios da versão básica, e acrescenta a possibilidade de responder comentários e Directs, além dos relatórios de desempenho, monitoramento de concorrentes, acesso a uma plataforma de gestão de fluxo de trabalho e também insights para otimização do serviço. Esse plano custa R$ 12,90 mensais por “Perfil” do mLabs.
É possível testar os serviços de graça durante sete dias, e o pagamento após a utilização pode ser realizado através dos seguintes métodos:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- PayPal;
- PagSeguro;
- Boleto bancário.
Instagram Ads
Vamos falar sobre o tráfego pago?
É possível criar seu anúncio via Gerenciador de Anúncios, onde você nem precisa ter conta no Instagram (é feito através do Facebook Business).
Caso não tenha conta ainda, será necessário criar uma página para sua empresa. Criando sua conta, vamos aos próximos passos:
Campanha
É onde você irá definir o objetivo da sua campanha. Vamos começar clicando no botão verde escrito “Criar”, no seu Gerenciador de Negócios.
Agora há três categorias diferentes para trabalhar seu anúncio, sendo elas:
Reconhecimento: ligado ao branding e a visibilidade da marca.
Consideração e conversão: é esperado uma ação do usuário, como acessar um site, visualizar um vídeo ou até mesmo uma venda direta.
Seu objetivo pode ser ter mais engajamento através de curtidas e comentários, ou fazer o usuário acessar o site da sua empresa, para aumentar seu tráfego.
Após realizada essa etapa, você terá que informar se sua campanha será baseada em leilão (concorrendo com outros anunciantes) ou alcance e frequência (que funciona através de um preço fixo para chegar ao seu resultado)
E para finalizar essa primeira parte, é necessário dar um nome para a ação.
Conjunto de Anúncios
Essa é a segunda parte, onde você irá definir algumas preferências:
- Público: escolher o público que deseja atingir de acordo com seus objetivos;
- Localização: escolher a localização geográfica onde seu anúncio será veiculado;
- Orçamento: aqui é onde você irá definir os valores e duração do seu anúncio.
- Programação de anúncios: escolha quais dias e horários você gostaria de fazer essa divulgação.
- Plataforma: indica as plataformas onde você gostaria de exibir seu anúncio, como Facebook, Instagram (por meio do feed ou de stories). O Gerenciador de Anúncios já direciona automaticamente sua publicidade para os locais em que ele considera mais visados para sua estratégia, sendo recomendado seguir a sugestão, caso não tenha tanta experiência nesse meio.
- Posicionamento: indicar onde você gostaria de posicionar seu anúncio, como do lado direito ou esquerdo, no feed ou stories.
- Dispositivo: definir as pessoas que poderão ver seu anúncio por meio de smartphone, desktop, sistema operacional etc.
Quanto mais específico for, melhor será sua resposta (caso tenha escolhido seu público-alvo corretamente).
Anúncios
Por fim chegamos a última fase, onde será possível configurar toda a aparência do seu anúncio, escolhendo por exemplo:
- Ser apenas imagem
- Ser apenas vídeo
- Multimídia
- Carrossel
- Com ou sem texto, ou também links de destino.
Após estabelecer isso, seu anúncio está pronto para ser anunciado.
Como engajar seu Instagram: mistério resolvido
Assim como vimos no artigo de hoje, apresentei algumas formas de como engajar seu Instagram de forma orgânica (que pode demorar um pouco mais para ver resultados) e sua forma paga (através do Instagram Ads).
Ambas formas mostram como é possível engajar o Instagram, apesar da diferença de tempo entre os métodos.
Também falei a respeito de uma ferramenta, a mLabs, apesar de que eu gostaria de citar mais (há várias), mas considero mais importante ensinar o método de tráfego pago neste artigo.
O gerenciamento das suas redes sociais é importante, ainda mais o Instagram que conta com vários métodos de publicações de conteúdos (através de publicações, stories e também IGTV).
Estudar a plataforma também é necessário nesse caso, como por exemplo a utilização de hashtags, que variam a cada ano (ou até menos).
O engajamento não só irá trazer mais seguidores comuns, mas sim seguidores REAIS e realmente engajados no que você está fazendo.
É importante ressaltar a diferença, porque há diversas pessoas desesperadas por obter o maior número de seguidores, mas isso não fará diferença caso eles não sejam realmente engajados com seus conteúdos.
Pessoas engajadas comentam, curtem e compram. Elas confiam em você e podem tomar decisões baseadas na sua, por isso é sempre necessário manter um bom relacionamento com seus seguidores, respondendo todos eles.
A resposta deve ser de preferência rápida, solucionando a dúvida o mais rápido possível, demonstrando que você se importa com seus seguidores.
Agora que você sabe como engajar seu Instagram, mãos a obra! O empenho de ter resultados está em suas mãos agora.
Aproveite e me siga no Instagram e veja minha Bio.
Grande abraço
Quer Saber Como Trabalhar Em Casa Pela Internet?
Baixe o E-book Grátis e saiba como trabalhar em casa pela internet!
[…] Tenha uma presença digital marcante. Seja no Youtube, Instagram ou […]