Se você desejar criar canais no YouTube, mas não sabe por onde começar, fique com a gente nesse artigo!
Ao longo dele, nós vamos te ensinar o passo a passo, desde o planejamento até a divulgação, para que você se torne um Youtuber de sucesso!
As estatísticas comprovam:
Atualmente, pesquisas apontam que 80% da pessoas consomem conteúdo na internet através de vídeos – seja no Instagram, Facebook, Vimeo, YouTube e até o mais recente deles: TikTok.
Porém, o YouTube ainda é a principal plataforma para postagem e compartilhamento de vídeos, tendo mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo.
Mais de 70% da pessoas assistem a vídeos no YouTube através de celulares, tablets e smartphones.
É o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Ou seja, quando as pessoas querem procurar alguma informação, elas recorrem também ao Youtube.
Diariamente, são visualizados mais de 1 bilhão de horas de vídeos no mundo todo. É lá que muitas pessoas postam conteúdos de todos os tipos, dos mais variados assuntos.
Inclusive muitos artistas são descobertos após postarem seus trabalhos na plataforma. Personalidades como médicos, psicólogos, empresários, terapeutas, coachs, professores, empreededores, jornalistas e etc, usam o serviço de vídeos como ferramenta de trabalho e divulgação.
Por que usar o YouTube?
Acima, nós pudemos visualizar em números qual o real tamanho dessa plataforma – e por isso, todos querem conquistar seu espaço lá.
Para se destacar, em meio a tanta variedade de vídeos e assuntos, é preciso se dedicar. Não basta apenas criar uma conta, sair postando vídeos sem divulgação ou aleatoriamente, esperando que resultados venham milagrosamente. É preciso pesquisar antes, conhecer os métodos e estratégias de marketing e engajamento e ter muita disciplia e determinação.
Sabemos que todos os trabalhos, seja qual for o ramo, nos exigem tempo e dedicação. Por isso, antes de tudo, tenha em mente três princípios básicos:
- Disciplina;
- Foco;
- Determinação.
Isso significa que você precisa desses três fatores para ter sucesso no seu negócio, e agora vamos aprender Como criar canais no YouTube.
Disciplina para começar e manter uma rotina de vídeos consistente. Foco para não se distanciar dos seus objetivos. Determinação para seguir em frente em busca do tão sonhado reconhecimento e sucesso.
Por onde começar?
Em primeiro lugar, Como criar canais no YouTube é preciso que defina um nicho. Quais são os assuntos do seu interesse? Quais você tem domínio para falar?
Muitas pessoas criam canais para divulgar seus trabalhos e habilidades, como: Moda e beleza, esportes, filmes e séries, games, saúde e bem-estar, música em geral, literatura, finanças, economia, etc.
Quem irá assistir os seus vídeos? Além do nicho, defina também o seu público-alvo. Pesquise quais são os interesses, desejos, medos, problemas, preferências e necessidades do seu público.
Esse passo é muito importante, porque é ele que vai ditar o ritmo, o linguajar, a edição e os temas do seus vídeos.
É um público mais jovem, mais descolado, no qual permite uma linguagem mais informal e descontraída?
Ou é um público mais maduro, que requer uma linguagem um pouco mais sóbria, mais séria e formal?
Definindo o seu público-alvo, você conseguirá direcionar quais conteúdos possuem maior engajamento entre ele. Que tipo de conteúdo eles consomem?
Para isso, faça uma pesquisa de campo. Ou seja, assista aos vídeos dos seus concorrentes com um mais olhar crítico. Preste atenção no formato e qualidade dos vídeos. Observe todos os detalhes: músicas, abordagem, linguagem, interação com o público, tempo de vídeo, etc. Veja as opiniões e críticas dos internautas e use todo esse material como base para montar o seu canal, sem é claro deixar de lado a sua personalidade.
Bom, agora você já sabe que todas essas informações são fundamentais para saber a onde você está entrando e irão te ajudar a entender melhor o que fazer com seu canal.
Qual o próximo passo?
Nicho e público definidos? Certo! Então, agora é hora de planejar a logística dos seus vídeos. Mas como assim planejar a logística?
Primeiramente, crie um roteiro para cada vídeo. Os roteiros são ferramentas excelentes para te ajudar a alcançar o seu objetivo no canal.
Para que serve o seu vídeo? No que ele vai agregar as pessoas? Que solução irá trazer para elas?
Todas essas perguntas devem ser respondidas para que você entenda qual é o objetivo dos vídeos.
E é o roteiro que vai te orientar nessas questões! Essa ferramente vai te ajudar a chegar lá e passar a sua mensagem ao público de forma eficiente, clara e direta.
Por que fazer um roteiro?
Os roteiros te ajudarão a não se perder no meio do vídeo e a organizar melhor as ideias e como passá-las para o público de forma esclarecedora e não confusa.
Ou seja, as possibilidades de você entregar um resultado final mais atraente são muito maiores!
Ah! Lembre-se que todo roteiro deve que ter um começo, meio e fim.
Ou seja, separe ele em três partes:
Introdução
Nesse primeiro momento, você irá começar se apresentando para o público.
Diga seu nome, quem você é, sobre o que será o canal e qual a sua proposta.
O objetivo é esclarecer os usuários e também convidá-los a seguir o canal!
Mas, lembre-se: os usuários preferem vídeos mais enxutos, sem muita enrolação. Por isso, seja breve e fale de forma mais resumida, sem prolongar muito e tornar o vídeo cansativo.
Após a apresentação, é hora do conteúdo!
Vamos supor que você vai falar sobre “Marketing Digital”, por exemplo. Primeiramente, estude bastante sobre o tema. Traga informações relevantes para o público, bem como dados e curiosidades que deem uma boa base para o seu conteúdo.
Dica: Faça uma pesquisa de palavras-chave na internet, para ver quais os assuntos que estão sendo mais pesquisados. Ou seja, quais os padrões de consumo e comportamento do seu público.
O seu objetivo aqui é aprender como criar canais no YouTube, criar vídeos no YouTube que tenham um conteúdo relevante e de qualidade, para atrair cada vez mais seguidores.
Resumindo, é aqui que vai todo o seu material!
Como a linguagem falada tende a ser bastante diferente da maneira como escrevemos, procure naturalizar seu texto, trocando expressões que você normalmente não utilizaria para conversar com alguém.
E por último?
Aqui você irá dar as considerações finais do seu vídeo.
O importante é concluir de forma com que toda a trajetória do seu vídeo faça sentido.
E, ah! Uma dica super importante: todo conteúdo estratégico precisa de uma call to action.
Não existe um final melhor para seu roteiro do que uma chamada para a ação.
Depois de engajar, envolver o espectador na sua história e no seu conteúdo e simplesmente deixar ele ir, parece desperdício de tempo, não?
Em outras palavras, você irá pedir aos usuários para que sigam o seu canal, dêem like no vídeo, compartilhem com os amigos caso tenham gostado, assistam a outros vídeos, etc.
Logo, o final do seu vídeo precisa atender ao seu objetivo, que foi definido antes de todo o processo de escrita.
Caso queira se aprofundar mais no assunto, vou indicar um super curso de um dos maiores especialistas em Youtube, Peter Jordan com o curso viver de Youtube.
Não se esqueça do título!
Os títulos são muito importantes para a divulgação dos vídeos, sabia? Portanto, pense em um título bem atraente e chamativo.
Ou seja, ele precisa atrair o público instantaneamente, conter palavras que são procuradas com frequência e ter um formato definido.
Teste algumas versões, sempre utilizando como referência algumas palavras-chave que tenham boa relevância.
Equipamentos:
Planejamento ok? Roteiro ok? Agora é hora de pensar na infraestrutura do seu vídeo. Ou em outras palavras, é hora de pensar nos equipamentos!
Considere que você deve ter três coisas básicas:
- Áudio;
- Imagem;
- Iluminação.
Atualmente, um smartphone ou webcam podem ser ótimos aliados para a produção de um vídeo eficiente.
Com o tempo, você poderá investir em equipamentos mais profissionais, como: microfones, fontes de luz e câmeras de maior qualidade.
De qualquer maneira, fique atento para que o seu vídeo não tenha problemas no som, como eco e ruídos externos. Assim como a qualidade da imagem, que não pode ficar escura ou desfocada.
Editando o seu vídeo:
Logo depois de gravar o seu vídeo, é hora de editá-lo. Uma coisa é certa: não adianta gravar um conteúdo super legal e editar de qualquer jeito.
Editar bem um vídeo irá fazer com que você se destaque no meio de tantos concorrentes. É por meio de uma boa edição que você consegue transmitir a sua mensagem do jeito que você quer.
E, assim, você aumenta as chances de ter o seu negócio visto pelo público e de vender mais.
Existem vários softwares para essa função, tanto pagos quanto gratuitos.
Existem alguns mais fáceis, para iniciantes, e outros mais complexos, para profissionais. Todos podem ser utilizados pelo celular ou computador. Confira abaixo!
Melhores editores de vídeo para YouTube:
Esses são os cinco melhores softwares de edição de vídeos para o YouTube, desde os mais simples até o mais complexos.
Em contrapartida, é claro que o seu vídeo não precisa ficar uma obra-prima, mas você pode melhorar alguns aspectos, como: luz, imagens, áudio, etc.
Adicione também trilha sonora e efeitos especiais, para deixar o vídeo ainda mais legal e profissional.
Por que utilizar trilha sonora?
É como no cinema. A trilha sonora servirá como um elemento estético a mais, que irá engrandecer a obra.
E no caso do YouTube, mais ainda! Ter um influenciador falando sem som de fundo durante dez minutos com certeza deve ser muito cansativo e monótono… Logo, essa música ajudará no engajamento do público com o conteúdo e trará um sentimento para esse.
Mesmo que essas pessoas não percebam isso. Na verdade, para a plataforma, a boa trilha sonora é aquela que não é percebida pelo espectador.
O foco do vídeo é sempre o conteúdo do youtuber. A música está ali apenas para engrandecê-lo e não superá-lo.
Existem vários bancos de som totalmente gratuitos e sem direitos autorais, para que você use e abuse! Vamos ver alguns?
Seis melhores bancos de música grátis:
- Free Soundtrack Music;
- Partners in Rhyme;
- Free Stock Music;
- Free Music Archive;
- Sounds Crate;
- Free Sound.
Além desses bancos de música, o próprio Youtube tem uma biblioteca repleto de trilhas sonoras. Nessa biblioteca, além de músicas são encontrados efeitos sonoros. Muito bacana né?
Fazendo o upload:
Como dissemos anteriormente, faça todas as edições que considerar necessárias ou desejáveis para o seu vídeo.
Por último, salve o vídeo e faça o upload no YouTube. Essa é a parte mais fácil do processo: Faça o login na sua conta e clique no botão “Carregar”.
Preencha todos os dados, como “Título” e “Descrição” – super importantes para deixar o seu material o mais completo possível.
Caso você ainda não tenha uma conta, será preciso criar uma.
É aí que entramos na próxima etapa!
Como criar uma conta no YouTube?
Para criar uma conta no YouTube, você deverá ter uma conta no Google.
Ou seja, caso você já possua uma conta no Google, a mesma usada para acessar o seu Gmail, automaticamente você já possui uma conta no YouTube. Será preciso fazer apenas o login.
Feita a conta, o login e o upload do vídeo, não se esqueça de colocar informações básicas no seu material:
- Título;
- Categoria;
- Descrição do vídeo;
- Tags.
Logo depois, salve as alterações quando terminar para não perder nada.
Quer uma dica?
Uma das dicas principais para saber como criar canais no YouTube, Mantenha as tags curtas e relacionadas ao conteúdo do vídeo.
Em outras palavras, as tags deverão ser as palavras-chave que ajudarão o seu público-alvo a encontrar seu material mais facilmente.
Divulgando o canal:
Por fim, após realizadas todas as etapas anteriores, é hora de divulgar o seu canal!
Utilize suas redes sociais para divulgar o link do seu canal. E toda vez que postar uma vídeo novo, compartilhe novamente!
Isso vai fazer com que as pessoas tenham acesso ao seu vídeo e possam compartilhá-lo também.
Vale usá-las não apenas para anunciar novos vídeos, mas também para criar um suspense e despertar a curiosidade dos seguidores sobre conteúdos futuros.
Tudo isso ajuda a gerar um engajamento bacana, levando o público a se identificar com o canal e se sentir próximo a você.
Pense que, apenas no Facebook, são mais de 125 milhões de usuários mensais só no Brasil. Não perca essa oportunidade!
Acima de tudo, aposte na qualidade! Quanto melhor for o vídeo, mais chances você tem de crescer na plataforma e fazer sucesso entre os seguidores.
Tenha em mente que o vídeo é o formato de conteúdo mais consumido na internet.
E se você ainda não está produzindo, corre um grande risco de ser ignorado pelo seu público, porque as pessoas preferem ele a qualquer outro tipo de conteúdo.
Então se você quer vender o seu produto, serviço ou conteúdo… Mãos à obra! Seja qual for o seu objetivo, tenho certeza de que você está pronto para colocar em prática.
Não desista e mantenha o foco!
Gostou do nosso artigo e das nossas dicas de como criar canais no Youtube? Comenta aqui embaixo o que achou e não deixe de acompanhar a nossa página para mais dicas e novidades.
Quer Saber Como Trabalhar Em Casa Pela Internet?
Baixe o E-book Grátis e saiba como trabalhar em casa pela internet!
0 Comentários